quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

DIA DA MULHER


Inauguração da Exposição de Pintura e Escultura na Galeria de Exposições da Direcção Geral da Administração Judicial no dia 7 de Março com a participação dos artistas:

Adozinda Silva
Alcina Coelho
Ana Cardoso
Ana Godinho
Ana Paula Silva
Angelina Martinho
Bela Mestre
Carlos Bajouca
Carolina Brás
Caroline Mello
Chimoio
Conceição Silva
Dumar
Emilia Bizarro
Francisco Condessa
Janic
Lucia Cerejo
Luis Dias
Manuela Marques
Maria de Lurdes Rocha
Maria João Galvão
Maria Subtil
Mariana Laneiro
Mariana Rosa
Margarida Gomes
Ninita
Nogueira
Octávia Correia
Paulo Afonso
Pé-Leve
Roberto Muccillo
Rosinha
Umbelina Ribeiro
Zé Franco

AULAS na ARTES





Continua-se a aceitar inscrições para o curso de pintura e escultura na Artes-Associação Cultural do Seixal.

Escultura de HANS VARELA
Aulas de escultura com desenho anatómico, modelagem, moldes e escultura em pedra.

Estas aulas estão a ser mestradas pelo Mestre, Hans Varela, todos os sábados das 14 às 18 horas na Associação. Para qualquer esclarecimente contacte: 964873635 ou 936242444.

(Fotos de esculturas de Hans Varela)


Pintura pelo Professor João Ribeiro

todas as quartas feiras das 21 às 23 horas.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Prémio Abel Manta na C. M. de Gouveia


Prémio Abel Manta

A partir de 1 de Fevereiro fica disponível, em http://www.cm-gouveia.pt/, o regulamento relativo ao Prémio Abel Manta de Pintura, no âmbito do 120º aniversário do Pintor.


A entrega dos trabalhos a concurso poderá ser feita até 11 de Julho de 2008, no Museu Municipal Abel Manta.


Generalidades...

Abel Manta nasceu em Gouveia, a 12 de Outubro de 1888, em Lisboa.

Entre 1904 e 1916 frequentou a escola de Belas Artes, concluiu o curso de pintura, tendo ganhado o 3.º prémio da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Em 1919 partiu para Paris onde chegou a expor no salon de la Societé Nationale e em outras galerias, e também frequentou o curso de gravura na casa Schulemberger.

Realizou algumas viagens de estudo pela Europa.

Em 1926 regressou a Portugal e entrou no ensino Técnico, como professor de desenho na escola de Artes Decorativas António Arroio.

Em 1935 participou no primeiro salão de Arte moderna em Lisboa.

Abel Manta participou em todas as importantes exposições colectivas do pais, entre as quais a I e II exposição de Artes Plásticas da fundação Gulbenkian, onde lhe foi conferido o prémio de pintura.

Em 1958, aposentado por limite de idade das suas funções pedagógicas, passou a dedicar-se à pintura e ao desenho.

Abel Manta era uma personalidade de um raro pudor no mundo.

Casou em 1927 com a pintora Clementina Carneiro de Moura, do qual resultou um filho, o arquitecto João Abel Manta.
Morreu Lisboa a 9 de Agosto de 1982.

Arte Jovem em Torres Vedras


Mais um concurso... este apenas até aos 30 anos


Concurso “Arte Jovem 2008”
O concurso “Arte Jovem” é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras que tem como objectivo incentivar e promover a criatividade artística dos jovens da Região Oeste.

As áreas a concurso em 2008 são: Pintura, Ilustração, Vídeo, Design de Equipamento e Poesia. O tema é livre.

A iniciativa é aberta a jovens dos 16 aos 30 anos (idade limite à data de 31 de Dezembro de 2008), residentes, a estudar, ou a trabalhar na Região Oeste.

Cada jovem poderá apresentar até ao máximo de 1 trabalho por área, não podendo participar em mais do que duas áreas.

Calendarização das Actividades

Até 14 de Março Inscrições17 de Março a 11 de Abril Entrega de trabalhos nos Paços do Concelho16 de Abril a 23 de Abril Selecção do Júri24 de Abril a 30 de Maio Produção do Catálogo, divulgação de premiados e seleccionados, montagem da exposição.31 de Maio a 28 de Junho

Atribuição dos prémios e exposição dos trabalhos Consulte o Regulamento em anexo e participe!Ficha de Inscrição- Download PDF
Anexo:
- regulamento_arte_jovem_08.pdf

Concurso de Pintura "Vieira do MInho"







Está abertp o Concurso de Pintura "Vieira do Minho" que podem consultar na net.



Não há limite de idade e é para todos os residentes em Portugal e a entrega é até ao início de Julho.



Aqui encontram a ficha de inscrição: http://www.cm-vminho.pt/files/43/4303.pdf






Aqui encontram o regulamento: http://www.cm-vminho.pt/files/43/4302.pdf




Se alguém souber de concursos de pintura e quizer partilhar... é só enviar um e-mail para artesseixal@gmail.com... nós agradecemos e a arte também.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

BELA MESTRE
















Será a ARTISTA do mês de Fevereiro porque foi sem dúvida a pessoa mais atenta e que nos enviou material para publicação com a rapidez que se pedia.





Assim aqui fica a divulgação do trabalho de Bela Mestre para apreço de todos (e espero que venham a ser muitos) os que nos visitam.


Obrigado Bela Mestre pela disponibilidade de colaboração.

________________________________________________________

BELA MESTRE

Nasceu em Alcáçovas em 1947. Reside no Seixal.
Curso de Iniciação ao Desenho e Pintura (aguarela, pastel, óleo e acrílico), ministrados pelo Prof. Rui Menezes, e cursos de Cerâmica e Modelagem, pelo Prof. Francisco Vaz, organizados pela ARTES – Associação Cultural do Seixal.

Exposições Individuais (selecção):
1993 – Loja Municipal/Espaço Jovem, Amora, Seixal
1995 – Posto Municipal de Turismo, Seixal
1996 – Restaurante Paivartis, Paivas, Seixal
1997 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Sala de Exposições do Restaurante Escorial, Lisboa; Centro de Formação dos Oficiais de Justiça, Setúbal; Galeria Municipal de Castro Verde, Castro Verde; Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal – Pólo de Amora, Seixal
1998 – Paisagens e Chaminés do Sul, Galeria do Cine-Teatro, S. Brás de Alportel
1999 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal
2000 – Restaurante «Galeria», Cova da Piedade, Almada
2001 – Inauguração do Posto Turismo de Alcáçovas, Alcáçovas; Restaurante «Padaria», Sesimbra; Galeria Municipal de Corroios, Seixal
2002 – Galeria de Arte da Direcção Geral dos Serviços Judiciários, Lisboa.
2003 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Galeria Amélia, Seixal; Posto de Turismo/Galeria de Exposições da Câmara Municipal da Moita.
2004 – Galeria de Exposições da Junta de Freguesia de S. João de Brito, Lisboa; Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal.
2005 - Espaço João Pedro, Animação de Paredes. Torre da Marinha, Seixal.
2006 – Galeria Amélia, Seixal
2007 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios; Galeria Amélia, Seixal
2008 - Galeria de exposições do Fórum Cultural José M. Figueiredo, Baixa da Banheira, Moita



Exposições colectivas (selecção):
1995 – Criativiarte/95, Salão de Criatividade e Artes Plásticas, Reguengos de Monsaraz; Casa Santos Morteira, Alcáçovas; Centro de Formação do Sindicato das Enfermeiras Portuguesas, Lisboa; II Salão de Outono da ARTES, Seixal; Prémio ARTES 95, Seixal
1996 – Anual ARTES 96, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal; Convento S. Domingos, Montemor-o-Novo; Galeria Exclusive, Carnaxide; Prémio de Desenho Américo Marinho, Barreiro; Exposição Inaugural da Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios; Galeria de Arte Óptica Conde de Redondo, Lisboa
1997 – Salão da Primavera, Paço de Arcos, Oeiras; Anual da ARTES 97, Galeria Augusto Cabrita, Seixal; Galeria de Arte da Cervejaria Trindade, Lisboa
1998 – Arte e Feminino IV, Galeria Municipal de Vendas Novas; Mulheres da ARTES, Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Artes em Lisboa, Galeria Parlatório, Lisboa; Chaminés do Sul, Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Anual da ARTES 98, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal
1999 – Colectiva ARTES, Museu da Electricidade, Lisboa; Comemorar 25 Anos de Abril, Edifício das Caldeiras, Mundet, Seixal; VI Salão Anual ARTESFERA, Barreiro; V Exposição Internacional de Artes Plásticas, Vendas Novas; Anual da ARTES 99, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal
2000 – Anual ARTES 2000, Mundet, Seixal; VII Salão Anual ARTESFERA, Barreiro; VI Exposição Internacional de Artes Plásticas, Vendas Novas; Galeria de Arte da Cervejaria Trindade, Lisboa; Galeria Santiago, Monsaraz; Galeria de Arte da Direcção Geral dos Serviços Judiciários, Lisboa.
2001 – Colectiva Grupo Pentágono, Museu da Electricidade, Lisboa; Galeria de Estudos Judiciários, Lisboa; Galeria de Arte da Cervejaria Trindade, Lisboa; Quinzena Cultural de Alcáçovas, Alcáçovas; Galeria Municipal de Alcácer do Sal, Alcácer do Sal; Arte Postal, Grupo Pentágono, Galeria Municipal de Corroios, Seixal; VIII Salão Anual ARTESFERA, Barreiro.
2002 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Anual ARTES 2002, Refeitórios da Mundet, Seixal; Dia Internacional da Mulher, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal; Quinzena Cultural de Alcáçovas, Alcáçovas; Comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, Lisboa; 1º Salão de Artes Plásticas do C.N.A.P., Lisboa; IX Salão Anual ARTESFERA, Barreiro; Colectiva «O Mar e a Planície», Galeria Zeca Afonso, Grândola; 8ª Exposição Internacional de Artes Plásticas, Vendas Novas; 14ª Exposição Internacional de Arte Postal, Edifício Américo Marinho, Barreiro; 2º Salão de Arte Postal do Seixal (Jazz), Galeria Municipal de Corroios, Seixal.
2003 – Associação Nacional de Jovens Empresários, Porto; Dia Internacional da Mulher, Reguengos de Monsaraz; Taguspark, Oeiras; Salão da Primavera, Oeiras; Anual ARTES 2003, Refeitórios da Mundet, Seixal; Ministério das Finanças, Lisboa; Colectiva de Artes Plásticas do C.N.A.P., Lisboa; Colectiva «Viagens Sem Tempo», La Casa Elisalde, L’eixample, Barcelona; 2ª Edição dos Jogos Florais do Concelho da Alvito; «A Arte nas Terras Raianas», Moura; 3º Salão de Arte Postal (As Fábricas), Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; 9ª Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas; «Um olhar sobre a Justiça», Galeria de Arte da Direcção Geral da A. de Justiça, Lisboa.
2004 – X Salão Anual ARTESFERA, Barreiro; Dia Internacional da Mulher, Galeria da Junta de Freguesia de S. João de Brito, Lisboa; 1ª Exposição Internacional de Arte de Sesimbra; Anual ARTES 2004, Refeitórios da Mundet, Seixal; 4º Salão de Arte Postal, Galeria Municipal de Corroios; 10ª Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas; «A Arte em Terras Raianas», Moura.
2005 – Dia Internacional da Mulher, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Clube Nacional de Artes Plásticas, Lisboa; Arte Galeria, Lisboa; 2ª Exposição Internacional de Arte de Sesimbra; 2ª Edição dos Jogos Florais do Concelho de Alvito; «A Arte em Terras Raianas», Moura; Anual ARTES 2005, Refeitórios da Mundet, Seixal;Galeria Municipal de Fitares,Sintra
2006 Hotel Tivoli, Lisboa; Dia Internacional da Mulher; 25 de Abril e 1º de Maio;Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; Quinzena Cultural de Alcáçovas; 3ª Exposição Internacional de Artes Plásticas, Sesimbra; 3ª Edição dos Jogos Florais do Concelho de Alvito; Anual ARTES 2006, Refeitórios da Mundet, Seixal; 4º Salão de Arte Postal (Homenagem a Lopes Graça) Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; IX Exposição 2006 “ O Mar e Motivos Marítimos “ Museu da Marinha Lisboa.
2007 – Dia Internacional da Mulher, Espaço Atlântico, Sesimbra; III Bienal de Pintura de Alhos Vedros; “ Castelarte “ Castelo de Porto de Mós; Porto de Mós; 4ª Exposição de Artes Plásticas de Sesimbra; Anual ARTES 2007; 5º Salão de Arte Postal (O Ambiente) Galeria Municipal de Corroios; A Arte em Terras Raianas, Moura.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ARTES


A 27 de Setembro de 1989 nascia a ARTES - Associação Cultural do Seixal e através dela e ao lado dela apareceram, caminharam e cresceram diversos artistas.

Hoje inicia-se o blog da ARTES com a ideia de divulgar, promover e comunicar tudo o que a ARTES e os seus elementos tiverem para acrescentar sobre a cultura e o seu caminho.

Mensalmente haverá um sócio da ARTES em destaque onde será apresentado o seu trabalho (mediante as fotografias que nos forneça) e o seu curriculo.

Aqui serão divulgadas as exposições dos sócios, as exposições de interesse artistico e os concursos de que tivermos conhecimento para que possam participar.

Para tudo isto contamos com a vossa colaboração que poderá ser dada através do e-mail artesseixal@gmail.com.